' '' Brinquedoteca: Lugar de brincar, aprender e criar* | Revista Rondoniense de Pedagogia

08/04/2015

Brinquedoteca: Lugar de brincar, aprender e criar*


A Brinquedoteca é um ambiente preparado para desenvolver atividades lúdicas com o objetivo de estimular a criança ao brincar, pois lá ela tem contato com diferentes tipos de jogos e brincadeiras. É um espaço de diversão e aprendizado.

A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a auto confiança, a autonomia e a curiosidade, devido a situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.

Construindo esse conhecimento através do lúdico a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornaria a aprendizagem mais prazerosa.

Friedmann afirma que “brincar é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a criança como um ser integral” (FRIEDMANN apud RAUSCHKOLB e SCHEIFLER, 1997,150).

É brincando, propondo jogos que a criança irá aprender, pois são atividades interessantes que despertam a curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, interagindo com o meio físico e social.








*Escrito por: Sheila Helena Conceição da Silva (1) ; Gláucia Nunes Viñas. Maria Daniele Bidô Carvalho (2) ; Christina Maria Brazil de Paiva. Centro de Educação / Núcleo de Educação Especial / PROBEX

REFERÊNCIAS

LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 6. ed. São Paulo, Cortez, 2005.

RAUSCHKOLB, E. C.; SCHEIFLER, N. L. Lúdico: Um mundo de conhecimento e satisfação para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Revista de divulgação científica da Universidade de ContestadoUnC, Santa Catarina, v. 6, n. 2, p. 149153, jul./dez.1997.

0 comentários

Postar um comentário