A Brinquedoteca é um ambiente preparado para
desenvolver atividades lúdicas com o objetivo de estimular a criança ao
brincar, pois lá ela tem contato com diferentes tipos de jogos e brincadeiras.
É um espaço de diversão e aprendizado.
A atividade lúdica fornece às crianças um
maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo,
pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a
criatividade, a auto confiança, a autonomia e a curiosidade, devido a situação
de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de
novos conhecimentos.
Construindo esse conhecimento através do
lúdico a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida,
sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornaria a aprendizagem
mais prazerosa.
Friedmann afirma que “brincar é o ponto fundamental para o
desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a
criança como um ser integral” (FRIEDMANN apud RAUSCHKOLB e SCHEIFLER,
1997,150).
É brincando, propondo jogos que a criança irá
aprender, pois são atividades interessantes que despertam a curiosidade e o
prazer em construir conhecimentos, interagindo com o meio físico e social.
*Escrito
por: Sheila Helena Conceição da Silva (1) ; Gláucia Nunes
Viñas. Maria Daniele Bidô Carvalho
(2) ; Christina Maria Brazil de Paiva. Centro
de Educação / Núcleo de Educação Especial / PROBEX
REFERÊNCIAS
LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar.
6. ed. São Paulo, Cortez, 2005.
RAUSCHKOLB, E. C.;
SCHEIFLER, N. L. Lúdico: Um mundo de
conhecimento e satisfação para o desenvolvimento das inteligências múltiplas.
Revista de divulgação científica da Universidade de ContestadoUnC, Santa
Catarina, v. 6, n. 2, p. 149153, jul./dez.1997.
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