' '' PPP – Projeto Político Pedagógico: Conceito, finalidade e aplicabilidade. | Revista Rondoniense de Pedagogia

03/04/2015

PPP – Projeto Político Pedagógico: Conceito, finalidade e aplicabilidade.

Por Valdineia Barreto

O Projeto Político Pedagógico, também conhecido pela abreviação PPP, define o perfil da escola, pois através dele é possível ter indicativos de quais caminhos percorrer para atender a finalidade da educação mediada no espaço escolar. Segundo Lopes (2010):

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele.

Assim sendo, é o PPP que viabiliza as ações e propostas da escola para atingir aos fins que seja, contudo cabe destacar, o que caracteriza o PPP, ou seja, porque é projeto, porque é político e por que é pedagógico. Sobre essas três dimensões:

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. (LOPES, 2010, p. 1).

Portanto, ao o juntar as três dimensões, o PPP atua como um guia que direciona não somente o diretor da escola, mas os professores e demais recursos humanos que fazem parte do corpo pedagógico da escola.

Contudo, embora o PPP seja um importante recurso de antecipara ações, é necessário que seja completo para atender as demandas da escola, e que seja flexível já que é comum a realidade escolar a necessidade de fazer adequações de acordo com a aprendizagem do aluno e/ou outras necessidades da escola.

Lopes (2010), afirma que os especialistas dizem que a elaboração o PPP, precisa ter alguns tópicos que indispensáveis a sua execução, como: “Missão; Clientela; Dados sobre a aprendizagem; Relação com as famílias; Recursos; Diretrizes pedagógicas; Plano de ação”. (p. 1), por isso, se o PPP contemplar esses tópicos é bem provável que possa efetivar melhorias no trabalho em equipe da escola, no ensino-aprendizagem dos alunos, na família e na comunidade.

1.1 CONCEITO

Analisar o conceito de Projeto Político Pedagógico requer que primeiro seja analisado o conceito de projeto que como sugere Gadotti (1994, p. 10), a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, dando sempre a idéia de movimento, de mudança.

No caso do Projeto Político Pedagógico, em específico, Vasconcellos (1995, p. 143), afirma que se trata de:

[...] um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignicar a ação de todos os agentes da instituição.

Analisar esses termos possibilita ao acadêmico de Pedagogia, a saber, compreendê-lo, bem como a posicionar-se de forma mais claramente e aberta quando estiver envolvido em sua elaboração, revisão ou em reuniões durante exercício da profissão.

1.2 FINALIDADE

Embora definir qual a finalidade do PPP seja um desafio diante de tantas possibilidades surge a partir de sua proposta adequada na escola, Veiga (2000) afirma que a finalidade do projeto Político-Pedagógico é propor uma formação de organização do trabalho pedagógico “visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias na tentativa de acabar com a rotina do mundo interno da instituição”. (p. 3).

1.3 APLICABILIDADE

Após a elaboração coletiva do PPP pelo corpo pedagógico, o projeto é aplicado na escola para auxiliar na organização, superação dos problemas e as necessidades da escola.  A aplicação também consiste em nortear a escola a como proceder de acordo com a demanda e necessidades da escola e caso as metas e objetivos não sejam alcançados no decorrer do ano escolar que passou, pode ser reformulado já que é flexível para isso.

Segundo Libâneo (2004), o documento é colocado a disposição da escola, professores, família e comunidade escolar, ao ser aplicado deve nortear as ações do processo educativo desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
           
RERERÊNCIAS

GADOTTI, Moacir. Pressupostos do Projeto Pedagógico. In MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para todos. Brasília, 1994.
  
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5  ed. Goiania, GO: Alternativa, 2004. 

LOPES, Noemia. PPP naprática.  São Paulo: Nova escola, 2010. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projetopoliticopedagogicoppppratica-610995.shtml. Acesso em: 5, novembro, 2014, às 21:00.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 10 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

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