' '' O ato de brincar na Educação Infantil* | Revista Rondoniense de Pedagogia

03/04/2015

O ato de brincar na Educação Infantil*


O ato de brincar é uma preparação para a próxima etapa do estágio de amadurecimento de suas vivências, a medida que a criança brinca, ela aprende a conhecer o mundo, através do lúdico levando-a explorar as futuras profissões, sendo na verdade o lúdico em questão devido a sua faixa etária da exploração, curiosidade aflorada em saber como compreendendo-se, os espaços a serem utilizados e os limites que podem alcançar em quanto se desenvolve.

Durante esta etapa, a criança se sente mais livre, ou seja, a vontade para expor o que sente, deixando-se levar pelo prazer e estabelecer laços de afetividade com o outro e o meio que a cerca, experimentando as suas vivências de acordo com as experiências adquiridas durante o seu aprendizado.

Quandoa criança se diverte com os seus afazeres lúdicos, ela certamente estabelece regras, como se fosse um adulto pedindo permissão para entrar em algum ambiente, demonstrando a capacidade de organização, liderança, competência e testando cada vez mais suas habilidades no que faz, pois é imprescindível durante o brincar – a comunicação – estabelecida também pela criança, por meio da música, da linguagem verbal e escrita, com um amigo imaginário ou até mesmo com o seu brinquedo favorito.

Em geral, o brincar já começa desde, a primeira aparição da raça humana, pois foi nesta fase tão interessante da evolução da humanidade que começaram a desenvolver a linguagem escrita (desenhos nas cavernas antigas), a linguagem falada com gritos e muitos ruídos, o raciocínio lógico e o convívio social com o outro e a medida que o tempo passava o desenvolvimento humano acompanhava o processo de maturação, assim, são os pequenos que vão se adquirindo vivências em diferentes períodos históricos melhorando suas  habilidades a medida que vai crescendo.

No entanto, não devemos nos esquecer que os pequenos não tem noção lógica de perigo e nem limites, pois ainda seguem os instintos dos primórdios que é da própria natureza humana, experimentando seus limites e explorando os seus respectivos espaços, como por exemplo conhecendo seu corpo,  subir e descer de algum lugar e se sentindo importante no ambiente pelo qual pertence e nele se sente feliz.

*Este artigo foi publicado exclusivamente neste, mas de é de autoria de Suzana de Jesus e ao utilizar como fonte de pesquisa ou em citações, por favor, dê as devidas referências conforme sugestão abaixo:

JESUS, Suzana de. O ato de brincar na Educação Infantil. Campo grande: Universo Pedagogia, 2015. Disponível em: <http://www.universopedagogia.com/2015/01/o-ato-de-brincar-na-educacao-infantil.html< Acesso em: 08, janeiro, 2015, às 23h24min.

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