Por
Valdineia Barreto.
Confiram
alguns pontos que denotam a complexidade que a avaliação representa para o
professor na sala de aula.
* A avaliação absorve a melhor parte da energia dos alunos.* O sistema clássico de avaliação favorece uma relação utilitarista com o saber.* O sistema tradicional de avaliação participa de uma espécie de chantagem.* O sistema clássico obriga os professores a preferir os conhecimentos isoláveis e cifráveis.
Resposta: Diante de tudo isso, quanto tempo resta?
Agenda do professor diante da avaliação:
• Administrar;• Desenvolver;• Comentar;• Corrigir;• Anunciá-las;• Dar pistas;• Dar instruções;• Negociar;
Diante
de tudo isso, não resta tempo para inovar ou implantar uma nova pedagogia, não
significa que não seja possível, significa que é um freio!
E o investimento dos alunos quanto ao termo de
avaliação?
* Estabelecem competições;* Estresse; * Implica a família;* Sentimentos de injustiça;* Temores em relação aos pais;* Temores em relação ao futuro;* Temores em relação à autoimagem;* Implica a família;* Mobiliza suas esperanças e angústias;
LEMBRAR:
A avaliação não é, um princípio, um objetivo em si, mas um meio de verificar se
os alunos adquiriram os conhecimentos visados.
0 comentários
Postar um comentário