' '' Por que a avaliação escolar impede a inovação pedagógica? | Revista Rondoniense de Pedagogia

03/04/2015

Por que a avaliação escolar impede a inovação pedagógica?

Por Valdineia Barreto.

Confiram alguns pontos que denotam a complexidade que a avaliação representa para o professor na sala de aula.

* A avaliação absorve a melhor parte da energia dos alunos.
* O sistema clássico de avaliação favorece uma relação utilitarista com o saber.
* O sistema tradicional de avaliação participa de uma espécie de chantagem.
* O sistema clássico obriga os professores a preferir os conhecimentos isoláveis e cifráveis.


Resposta: Diante de tudo isso, quanto tempo resta?

Agenda do professor diante da avaliação:
• Administrar;
• Desenvolver;
• Comentar;
• Corrigir;
• Anunciá-las;
• Dar pistas;
• Dar instruções;
• Negociar;

Diante de tudo isso, não resta tempo para inovar ou implantar uma nova pedagogia, não significa que não seja possível, significa que é um freio!

E o investimento dos alunos quanto ao termo de avaliação? 
* Estabelecem competições;* Estresse; * Implica a família;* Sentimentos de injustiça;* Temores em relação aos pais;* Temores em relação ao futuro;* Temores em relação à autoimagem;* Implica a família;* Mobiliza suas esperanças e angústias;

LEMBRAR: A avaliação não é, um princípio, um objetivo em si, mas um meio de verificar se os alunos adquiriram os conhecimentos visados.

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