' '' Jogo: preenchendo palavras cruzadas – 1º ano (Língua Portuguesa). | Revista Rondoniense de Pedagogia

08/04/2015

Jogo: preenchendo palavras cruzadas – 1º ano (Língua Portuguesa).


O jogo muitas das vezes pode descomplicar uma situação complexa que envolve a matemática e fazer com que a criança aprenda brincando. No caso deste jogo ele pode ser usado não só para 1º ano, ele pode ter o grau de dificuldade aumentado em palavras maiores e mais difíceis. É bem flexível!

Intenções pedagógicas

- saber formar pares de objetos de acordo com um critério dado (neste caso, a mesma letra ou mesma palavra);
- saber comparar conjuntos mediante a utilização de procedimentos numéricos ou não-numéricos;
- saber dizer se um conjunto tem mais, menos ou mesmo número de elementos que outro conjunto;
- saber utilizar as propriedades de ordem para destacar um (ou vários) objeto (s) dentro de uma sequência.

Material

Grade de palavras cruzadas retirada de publicação familiar às crianças:

v Revistinhas;
v Jogos publicitários como os de pacotes de alimentos infantis).

Etapa 1: observação da grade e leitura das definições

O impresso é observado pelas crianças. A professora lê as definições, e as transcreve para tira de cartolina (numero e texto); as crianças emitem hipóteses, que desenham na tira devida.


                            Este peludo gosta de vovós                        

Não se deve intervir nas proposições das crianças, e sim aceitar todas as sugestões.

Etapa 2: escrevendo palavras

          Trabalho em duplas sobre uma palavra no decorrer de um atelier do quotidiano, com a ajuda de todos os documentos escritos habituais na aula (álbuns de contos para crianças, livros de consulta, dicionários infantis...). Certas palavras são montadas de maneira relativamente fácil. Às vezes um espaço permanece vazio: é o caso dos termos no plural, que as crianças podem completar mediante observações como “são três porquinhos, e quando há vários, se põe um s” (observação de uma criança).

As competências postas em ação – em especial para decidir entre duas soluções possíveis – referem-se:

- à identificação da primeira, ou das primeiras letras de uma palavra;
- à contagem das letras de cada palavra proposta, assim como nos espaços na grade (“há dez quadradinhos, então é preciso uma palavra de dez letras”);
- à identificação de uma letra da coluna n dentro de uma (por exemplo, eliminar dentre as palavras que começam com C aquelas que não servem, uma vez que existe um O na penúltima casa, proveniente de outra palavra já escrita0;
- à pesquisa de títulos, dos quais certas palavras já são conhecidas (o que permite, por exemplo, selecionar, após ter haver destacado a palavra Pequeno, dois títulos dentre os livros de contos sem ilustração: O Pequeno Polegar e O Chapeuzinho Vermelho. O 1° titulo é eliminado – não contem palavra vermelho, e o termo chapeuzinho é descoberta através  da eliminação das palavras conhecidas no segundo titulo); (Pequeno Polegar Chapeuzinho Vermelho).
- à posição aproximada de uma letra dentro da ordem alfabética, para poder utilizar facilmente um dicionário (naturalmente, é necessário que um alfabeto esteja afixado à parede para servir de referência);
- à procura de uma palavra a partir de ilustrações de um dicionário para crianças, quando se conhece a letra pela qual começa esta palavra;
- à avaliação da extensão de uma palavra a partir de sua pronúncia (optar entre fada e feiticeira para satisfazer à indicação “ela lida com magia”).

Etapa 3: Criar uma grade de palavras cruzadas para o jornalzinho da aula, ou para remeter a correspondentes.

REFERÊNCIAS


COELHO, Valdineia Barreto. Jogo preenchendo palavras cruzadas: 1º ano Língua Portuguesa. Porto Velho: Revista Rondoniense de Pedagogia, 2015. Disponível em: < http://revistarondoniensedepedagogia.blogspot.com.br/2015/04/jogo-preenchendo-palavras-cruzadas-1.html> Acesso em: __/__/__.

 CERQUETTI, apud BERDONNEAU. O ensino da matemática na Educação Infantil. São Paulo: Artmed, 2011.

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