' '' Resumo:*(Re) pensando a Educação ambiental: Definições + linha história. | Revista Rondoniense de Pedagogia

06/04/2015

Resumo:*(Re) pensando a Educação ambiental: Definições + linha história.


 A primeira reflexão apontada é a de que a Educação Ambiental é Educação e que a introdução do termo ambiental propõe o resgate do  que parecia esquecido na Educação moderna: o ambiente. A Educação moderna, em particular a escola, surgiu para contribuir, pela formação dos sujeitos, na construção deste modelo de sociedade, principal responsável pela degradação ambiental que hoje vivemos, pois, ao transformar a  natureza em mercadoria, retira-lhe o valor em si mesma para transformá-la em  valor de troca. Por outro lado, o movimento ambientalista, principalmente a partir de 1970, trouxe para a Educação a necessidade de (re) pensar as formas predatórias  de nossas relações com o ambiente.


Diferentes definições de educação ambiental

As definições sobre o que é educação ambiental são muito amplas e variam conforma aqueles que optam por conceitua-la, assim sendo, o quadro a seguir mostra 3 definições e seus respectivos idealizadores:

EXEMPLOS DE DIFERENTES DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Definidores/Conceituadores:
Definições de educação ambiental



Ministério do Meio Ambiente
- Educação Ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem  conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os  tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas  ambientais presentes e futuros.

Conselho Nacional do Meio Ambiente
A Educação Ambiental é definida como um processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as
questões ambientais, e de atividades que levem à participação das comunidades  na preservação do equilíbrio ambiental.


Secretaria do Meio Ambiente
de São Paulo.
A Educação Ambiental compreendida como o espaço onde se engendram relações sociais resultantes de um passado instituidor que, atualizando o presente, faz emergir as referências para futuras ações educativas no campo das políticas públicas de meio ambiente. Significa, ainda, desvelar para a sociedade experiências e propostas de Educação Ambiental.
Autora: Valdineia Barreto. 2014.1

Linha histórica da educação ambiental

Década/Ano
Trajetória cronológica/ Fatos históricos

Século
Antiguidade

Existem registros do pensamento dos artistas, filósofos e cientistas, desde a Antiguidade, reflexões acerca da relação dos homens com a natureza, seja pelas reflexões filosóficas sobre a natureza humana, seja pela expressão de admiração com a natureza presentes nesses registros.

Século XVIII.
Após a revolução industrial surgiu um novo modelo de produção articulado com a nova ciência, a ciência moderna, promoveu o desenvolvimento econômico e científico num ritmo espantosamente acelerado.

Século XX
A preocupação com o meio ambiente tomou vulto, em consequência das transformações na maneira de organizar a produção e a reprodução da vida definidas pela Revolução Industrial.


1945
A preocupação com o ambiente se acentuou quando a humanidade se viu ameaçada pelo poder de destruição total do ambiente, o que tem como marco histórico as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial.


1992
1) Aconteceu o Tratado da Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, um dos principais documentos de referência da Educação Ambiental pactuado no Fórum das ONGs que aconteceu no Rio de Janeiro. 2) Aconteceu a conferencia das Nações Unidas  para o Meio Ambiente, a ECO-92.
1995
Surge o Fórum internacional das ONGs.


Século XXI
Educação Ambiental para a sustentabilidade se torna um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida, afirmando valores e ações que contribuam para as transformações  socioambientais, exigindo responsabilidades individual e coletiva, local e planetária.
Autora: Valdineia Barreto. 2014.1

As tendências teóricas da educação ambiental

As diferenças conceituais podem ser sintetizadas em  alguns grandes grupos: os que pensam que a Educação Ambiental tem como tarefa  promover mudanças de comportamentos ambientalmente inadequados (Educação  Ambiental de fundo disciplinatório e moralista, como “adestramento ambiental”),  aqueles que pensam a Educação Ambiental como responsável pela transmissão de  conhecimentos técnico-científicos sobre os processos ambientais que teriam como  consequência o desenvolvimento de uma relação mais adequada com o ambiente (Educação Ambiental centrada na transmissão de conhecimentos) e aqueles que  pensam a Educação Ambiental como um processo político de apropriação crítica  e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que têm como  objetivo a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental e  social (Educação Ambiental transformadora e emancipatória).
  
EXEMPLOS DE DIFERENTES DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Definidores/Conceituadores:
Definições de educação ambiental



Ministério do Meio Ambiente
- Educação Ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem  conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os  tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas  ambientais presentes e futuros.

Conselho Nacional do Meio Ambiente
A Educação Ambiental é definida como um processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as
questões ambientais, e de atividades que levem à participação das comunidades  na preservação do equilíbrio ambiental.


Secretaria do Meio Ambiente
de São Paulo.
A Educação Ambiental compreendida como o espaço onde se engendram relações sociais resultantes de um passado instituidor que, atualizando o presente, faz emergir as referências para futuras ações educativas no campo das políticas públicas de meio ambiente. Significa, ainda, desvelar para a sociedade experiências e propostas de Educação Ambiental.
Autora: Valdineia Barreto. 2014.1

            A Educação Ambiental, então, é um processo de formação humana, amplo, contínuo e complexo. Podemos pensar em projetos de Educação Ambiental para idosos, adultos, jovens e crianças, assim como propostas em variados espaços educativos onde vivem, real e concretamente, os sujeitos sociais.
            Assim, podemos considerar que a Educação Ambiental como dimensão da Educação é atividade intencional da prática social que imprime ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, com o objetivo de potencializar essa atividade humana, tornando-a mais plena de prática social e de ética ambiental.

*Resumo do artigo: (Re) pensando a Educação Ambiental de Marília Freitas de Campos Tozoni-reis.

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