A primeira reflexão
apontada é a de que a Educação Ambiental é Educação e que a introdução do termo
ambiental propõe o resgate do que
parecia esquecido na Educação moderna: o ambiente. A Educação moderna, em particular a
escola, surgiu para contribuir, pela formação dos sujeitos, na construção deste
modelo de sociedade, principal responsável pela degradação ambiental que hoje vivemos,
pois, ao transformar a natureza em
mercadoria, retira-lhe o valor em si mesma para transformá-la em valor de troca. Por outro lado, o movimento
ambientalista, principalmente a partir de 1970, trouxe para a Educação a
necessidade de (re) pensar as formas predatórias de nossas relações com o ambiente.
As definições sobre o que é educação
ambiental são muito amplas e variam conforma aqueles que optam por
conceitua-la, assim sendo, o quadro a seguir mostra 3 definições e seus
respectivos idealizadores:
EXEMPLOS DE DIFERENTES DEFINIÇÕES DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Definidores/Conceituadores:
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Definições de educação ambiental
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Ministério do Meio Ambiente
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- Educação
Ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade
tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades,
experiências e determinação que os
tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver
problemas ambientais presentes e
futuros.
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Conselho Nacional do Meio Ambiente
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A Educação
Ambiental é definida como um processo de formação e informação orientado para
o desenvolvimento da consciência crítica sobre as
questões
ambientais, e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.
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Secretaria do Meio Ambiente
de São Paulo.
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A Educação
Ambiental compreendida como o espaço onde se engendram relações sociais
resultantes de um passado instituidor que, atualizando o presente, faz
emergir as referências para futuras ações educativas no campo das políticas
públicas de meio ambiente. Significa, ainda, desvelar para a sociedade
experiências e propostas de Educação Ambiental.
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Autora: Valdineia Barreto. 2014.1
Linha histórica da
educação ambiental
Década/Ano
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Trajetória cronológica/
Fatos históricos
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Século
Antiguidade
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Existem registros
do pensamento dos artistas, filósofos e cientistas, desde a Antiguidade,
reflexões acerca da relação dos homens com a natureza, seja pelas reflexões
filosóficas sobre a natureza humana, seja pela expressão de admiração com a
natureza presentes nesses registros.
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Século XVIII.
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Após a revolução
industrial surgiu um novo modelo de produção articulado com a nova ciência, a
ciência moderna, promoveu o desenvolvimento econômico e científico num ritmo espantosamente
acelerado.
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Século XX
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A preocupação com o
meio ambiente tomou vulto, em consequência das transformações na maneira de
organizar a produção e a reprodução da vida definidas pela Revolução
Industrial.
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1945
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A preocupação com o
ambiente se acentuou quando a humanidade se viu ameaçada pelo poder de
destruição total do ambiente, o que tem como marco histórico as bombas atômicas
sobre Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial.
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1992
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1) Aconteceu o
Tratado da Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade
Global, um dos principais documentos de referência da Educação Ambiental
pactuado no Fórum das ONGs que aconteceu no Rio de Janeiro. 2) Aconteceu a
conferencia das Nações Unidas para o
Meio Ambiente, a ECO-92.
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1995
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Surge o Fórum
internacional das ONGs.
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Século XXI
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Educação Ambiental
para a sustentabilidade se torna um processo de aprendizagem permanente,
baseado no respeito a todas as formas de vida, afirmando valores e ações que
contribuam para as transformações
socioambientais, exigindo responsabilidades individual e coletiva,
local e planetária.
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Autora: Valdineia Barreto. 2014.1
As
tendências teóricas da educação ambiental
As
diferenças conceituais podem ser sintetizadas em alguns grandes grupos: os que pensam que a
Educação Ambiental tem como tarefa promover
mudanças de comportamentos ambientalmente inadequados (Educação Ambiental de fundo disciplinatório e
moralista, como “adestramento ambiental”),
aqueles que pensam a Educação Ambiental como responsável pela
transmissão de conhecimentos
técnico-científicos sobre os processos ambientais que teriam como consequência o desenvolvimento de uma relação
mais adequada com o ambiente (Educação Ambiental centrada na transmissão de
conhecimentos) e aqueles que pensam a
Educação Ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes,
valores e comportamentos que têm como objetivo
a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental e social (Educação Ambiental transformadora e
emancipatória).
EXEMPLOS DE DIFERENTES DEFINIÇÕES DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Definidores/Conceituadores:
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Definições de educação ambiental
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Ministério do Meio Ambiente
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- Educação
Ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade
tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades,
experiências e determinação que os
tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver
problemas ambientais presentes e
futuros.
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Conselho Nacional do Meio Ambiente
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A Educação
Ambiental é definida como um processo de formação e informação orientado para
o desenvolvimento da consciência crítica sobre as
questões
ambientais, e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.
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Secretaria do Meio Ambiente
de São Paulo.
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A Educação
Ambiental compreendida como o espaço onde se engendram relações sociais
resultantes de um passado instituidor que, atualizando o presente, faz
emergir as referências para futuras ações educativas no campo das políticas
públicas de meio ambiente. Significa, ainda, desvelar para a sociedade
experiências e propostas de Educação Ambiental.
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Autora: Valdineia Barreto. 2014.1
A
Educação Ambiental, então, é um processo de formação humana, amplo, contínuo e
complexo. Podemos pensar em projetos de Educação Ambiental para idosos,
adultos, jovens e crianças, assim como propostas em variados espaços educativos
onde vivem, real e concretamente, os sujeitos sociais.
Assim,
podemos considerar que a Educação Ambiental como dimensão da Educação é
atividade intencional da prática social que imprime ao desenvolvimento individual
um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos,
com o objetivo de potencializar essa atividade humana, tornando-a mais plena de
prática social e de ética ambiental.
*Resumo do artigo: (Re) pensando a Educação
Ambiental de Marília Freitas de Campos Tozoni-reis.
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