' '' Os maiores desafios da sala de aula hoje! | Revista Rondoniense de Pedagogia

08/04/2015

Os maiores desafios da sala de aula hoje!



Escrito por Valdineia Barreto - 

O desinteresse do aluno decorrente da tecnologia a que tem acesso fora da escola; os meios de comunicação, a sua influência negativa; a família, não cumprindo seu papel; a escola, que não apóia o professor; a sociedade, sua (des) organização; a indisciplina, a violência, e, depois de certo tempo, chega-se a colocarem questão a própria relação pedagógica. A sensação de não-poder talvez seja hoje um dos maiores desafios enfrentados. 

É impressionante como o professor acabou assimilando a ideia de que não tem forças, de que não pode, de que a solução dos problemas está fora dele. Muitas vezes, sente-se desgastado, destruído, traído, usado, acusado, desprezado, humilhado, explorado. Os desafios dependem da situação em que cada escola se encontra, o que ela oferece, o que ela diz com respeito a sala de aula. 

Uma das coisas que considero mais preocupantes e ao mesmo tempo desafiadoras é conseguir lidar com a indisciplina dos alunos na sala de aula, afinal como é possível notar durante campo de estágio e nos meios de comunicação eles estão cada vez mais indisciplinados mostrando ao professor que é necessário muito preparo para impor limites nos alunos, nesse âmbito vejo que o preparo fornecido pelas instituições de ensino (faculdades) são repletas de conceitos complexos e poucos detalhes reais, talvez seja uma crítica comum, mas na realidade em que se encontra a educação no Brasil e trazendo ao nível regional e por fim ao município de Porto Velho, acredito que esses pressupostos teóricos de autores franceses, americanos e outras nacionalidades não estão de acordo com a realidade da educação aqui, o modelo é outro, assim como o currículo, as leias de diretrizes e bases.

Eu particularmente acredito que o primeiro desafio que vou encontrar na sala de aula é o da indisciplina na sala de aula no sentido de falta de preparo para isso, falta de apoio da família, da escola e até mesmo por falta de amparo em lei, porque atualmente o professor não pode fazer muito porque encontra-se de mãos atadas onde o aluno possui a ideia de que pode fazer tudo e o professor não pode fazer nada.

Então ainda sobre este aspecto tenho certeza que minha maior dificuldade será como lidar com a indisciplina na sala de aula já que os pais ou responsáveis dos alunos atribuem a escola o dever de educar, quando na verdade o nosso dever é ensinar, e existe um abismo de diferença entre os dois termos educar e ensinar, afinal o aluno passa 4 horas com o professor e 20 com a família, então a quem deve ser o dever de combater a indisciplina em sua forma mais abrangente? Porque o aluno indisciplinado em casa traz toda sua indisciplina para a escola e o resultado disso é um desgaste imenso do professor que gera muitos outros problemas.

Em segundo lugar acredito que o que pesará muito na sala de aula são as dificuldades de aprendizagem, os alunos são diferentes e sua capacidade de aprendizagem também. Uns assimilam mais rápido e outros mais lentamente, e muitas vezes as metodologia de ensino são eficazes para uns e para outro não, e tudo isso unido a uma sala super lotada sem auxilio de outro professor ou cuidador e apoio pedagógico transforma o ato de ensinar em uma tarefa árdua, afinal nem sempre o que o professor fala o aluno houve, e nem sempre o que é ensinado é aprendido.

Muitas vezes ocorre de um aluno necessitar de um conhecimento básico para ter acesso aos outros tipos de conhecimento, e ele não trás o conhecimento passado para obtenção do futuro, tudo é continuo, o ensino, a aprendizagem e a avaliação e algumas vezes é necessário que o professor regrida no conteúdo para poder ter um progresso total, é onde entra a questão do currículo, a ementa, o plano, os prazos que devem ser seguidos para ensinar aquele assunto e isso resulta em mais pressão em cima do professor, esse é o segundo maior desafio que certamente irei enfrentar nos próximos anos.

Em terceiro lugar, a falta de preparo para fazer com que a inclusão seja uma realidade na sala de aula, a educação de alunos com necessidades educacionais especiais é outra dificuldade que encontrarei na sala de aula e que terá que ser superada, isso inclui a falta de preparo, as condições de adaptação da instituição, da flexibilização das atividades, das dinâmicas, avaliação e sem falar na falta de recursos.

Em quarto lugar e muito significativa é a falta de motivação que ocorre em conjunto, começando pela desmotivação e falta de interesse na educação dos filhos, depois pelo desinteresse do próprio aluno e por fim a desmotivação do professor que ocorre pela desmotivação de todas as partes envolvidas, o que inclui a escola, a sociedade e o baixo salário que mostra-se como um grande fator de desmotivação e desestabilizador do desejo de ensinar.

Em quinto lugar como lidar com alunos com problemas psicológicos e comportamentais na sala de aula sejam diagnosticados ou não, é outra dificuldade que irá pesar muito, pois além da rejeição do aluno e da família que muitas vezes nem quer assumir o problema psicológico ou comportamental do aluno faz com que essa tarefa seja maçante e muito cansativa, o que me faz refletir como umas das dificuldades que considero mais difíceis de enfrentar.

1 comentários

Unknown 22/5/20

no momento que vivemos a maior dificuldade sao os pais.

Postar um comentário