' '' Plano de Trabalho de Estágio | Revista Rondoniense de Pedagogia

08/04/2015

Plano de Trabalho de Estágio

 
Por Valdineia Barreto –


Ao elaborar um plano de trabalho, seja de estágio ou profissional, algumas dúvidas podem vir a surgir, por isso confira um modelo de plano de trabalho de estágio e veja como é muito simples.


IDENTIFICAÇÃO
Instituição concedente do Estágio: _____________________
Nome da estagiária (o):  _____________________________
Curso: ________________ Período: ___________________
Município: Porto Velho, Rondônia __/__/____.
Início do Estágio: __/__/__.

1 JUSTIFICATIVA
          
            O plano de trabalho de estágio é um levantamento de dados, fatos e objetivos significativos que deve estar presente em todas as atividades escolares, pois permite uma localização e localização por meio de um planejamento das atividades e tudo que deverá ser executada seguindo cada etapa respectiva às necessidades da Escola.
            No caso deste, trata-se de um planejamento sobre cada etapa que será vivenciada pelo acadêmico de Pedagogia durante Estágio supervisionado. O ato de planejar é ter flexibilidade para não se tornar autoritário interferindo na liberdade do processo de aprendizagem do aluno.
                         
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
            Oportunizar ao acadêmico de Pedagogia um planejamento dos aspectos técnicos necessários para organização dos aspectos físicos e administrativos da Instituição onde é realizado o Estágio supervisionado.
2.2 Específicos
 - Orientar e acompanhar os acadêmicos  do Curso de Pedagogia, em seus estágios com mais organização e flexibilidade nas atividades que serão executadas.
- Estimular a oportunidade do aluno de Pedagogia ter um contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado e como seu trabalho deve estar sempre atrelado a um planejamento elaborado segundo a realidade da escola.
- Possibilitar reflexão, análise e questionamento sobre a importância do planejamento para ter um melhor sucesso nas metas a serem atingidas.

3 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
 -   Observação da estrutura física e corpo administrativo da escola bem como a compreensão de cada processo técnico.  
- Contato direto com os professores da instituição cedente do estágio, com os alunos e atividades executadas na sala de aula.
- Conhecimento sobre dados da escola, projetos e organização.

4 METAS A SEREM ATINGIDAS
-   Obtenção de conhecimentos à cerca de cada etapa do estágio supervisionado.
- Compreensão do funcionamento da estrutura administrativa da escola.
-   Contato com a equipe gestora, bem como aos demais que compõem o corpo escolar.
-   Vivência com os alunos da escola para prévia de como é relacionamento entre professor e aluno.
- Valorização do planejamento das atividades como estratégia para o sucesso do que deve ser executada na sala de aula.
- Entendimento a cerca do funcionamento da rotina da sala de aula e ne como o plano de trabalho é fundamental tanto para o desempenho do professor quanto para a aprendizagem significativa do aluno.

5 METODOLOGIA/ETAPAS
            Será utilizada metodologia de pesquisa, observação e por meio de entrevistas com a equipe geral da instituição de ensino cedente do estágio baseado primeiramente no contato com a escola observando a estrutura física, corpo docente, apoio administrativo, recursos aos qual a escola tem acesso.
Cada etapa está ligada ao alcanço de metas, por isso é articulada a estratégia e ambas são ajustadas ás possibilidades reais seguindo a ordem de observação, participação e gerência.

6 INSTRUMENTOS DE LEVANTAMENTO DE DADOS
            Projeto político pedagógico. Entrevista com o corpo docente e equipe gestora da escola. Obtenção do histórico da instituição de ensino dos setores administrativos, setores pedagógicos, gestão e vivência na rotina e acontecimentos perceptíveis durante observação, participação e regência na escola: ________________.

7 CRONOGRAMA
7.1 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO

ÍTEM

ATIVIDADE

Fev

Mar

Abr

Maio

Jun

Jul

01
Construção do histórico da instituição/Escola

X


02
Desenvolvimento de levantamento de dados dos setores (Administrativo)


X





03
Levantamento de dados dos demais setores (Pedagógico).



X




04
Organização dos dados e Elaboração do Relatório do Estágio.


X




05
Entrega do relatório





X










8 AVALIAÇÃO
            A avaliação será constante, diagnóstica e reflexiva por meio da observação e participação e realização das atividades executadas na Escola: ____________________.

REFERÊNCIAS


BARRETO, Valdineia. Plano de trabalho de estágio. 2015. Revista Rondoniense de Pedagogia. Disponível em: http://espacodapedagogiavaldineia.blogspot.com/aimportanciadoplanejamento_html. Acesso em: 20 de Março, 2015 às 11: 14.

0 comentários

Postar um comentário