Por Valdineia Barreto –
Ao elaborar um plano de trabalho, seja de estágio ou profissional,
algumas dúvidas podem vir a surgir, por isso confira um modelo de
plano de trabalho de estágio e veja como é muito simples.
IDENTIFICAÇÃO
Instituição concedente do Estágio: _____________________
Nome da estagiária (o): _____________________________
Curso: ________________ Período: ___________________
Município: Porto
Velho, Rondônia __/__/____.
Início do Estágio: __/__/__.
1
JUSTIFICATIVA
O plano de trabalho de estágio é um levantamento de dados, fatos e objetivos
significativos que deve estar presente em todas as atividades escolares, pois
permite uma localização e localização por meio de um planejamento das
atividades e tudo que deverá ser executada seguindo cada etapa respectiva às
necessidades da Escola.
No caso deste, trata-se de um planejamento sobre cada etapa que será vivenciada
pelo acadêmico de Pedagogia durante Estágio supervisionado. O ato de planejar é
ter flexibilidade para não se tornar autoritário interferindo na liberdade do
processo de aprendizagem do aluno.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
Oportunizar ao acadêmico de Pedagogia um planejamento dos aspectos técnicos
necessários para organização dos aspectos físicos e administrativos da
Instituição onde é realizado o Estágio supervisionado.
2.2
Específicos
- Orientar e acompanhar os acadêmicos
do Curso de Pedagogia, em seus estágios com mais organização e flexibilidade
nas atividades que serão executadas.
- Estimular a oportunidade do aluno de
Pedagogia ter um contato direto com a realidade de trabalho para a qual está
sendo formado e como seu trabalho deve estar sempre atrelado a um planejamento
elaborado segundo a realidade da escola.
- Possibilitar reflexão, análise e
questionamento sobre a importância do planejamento para ter um melhor sucesso
nas metas a serem atingidas.
3 ATIVIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS
- Observação da estrutura física e corpo
administrativo da escola bem como a compreensão de cada processo técnico.
- Contato direto com os professores da
instituição cedente do estágio, com os alunos e atividades executadas na sala
de aula.
- Conhecimento sobre dados da escola, projetos e organização.
4 METAS A
SEREM ATINGIDAS
- Obtenção de conhecimentos à cerca de
cada etapa do estágio supervisionado.
- Compreensão do funcionamento da estrutura
administrativa da escola.
- Contato com a equipe gestora, bem como
aos demais que compõem o corpo escolar.
- Vivência com os alunos da
escola para prévia de como é relacionamento entre professor e aluno.
- Valorização
do planejamento das atividades como estratégia para o sucesso do que deve ser
executada na sala de aula.
- Entendimento a cerca do funcionamento da
rotina da sala de aula e ne como o plano de trabalho é fundamental tanto para o
desempenho do professor quanto para a aprendizagem significativa do aluno.
5
METODOLOGIA/ETAPAS
Será utilizada metodologia de pesquisa, observação e por meio de entrevistas
com a equipe geral da instituição de ensino cedente do estágio baseado
primeiramente no contato com a escola observando a estrutura física, corpo
docente, apoio administrativo, recursos aos qual a escola tem acesso.
Cada etapa está ligada ao
alcanço de metas, por isso é articulada a estratégia e ambas são ajustadas ás
possibilidades reais seguindo a ordem de observação, participação e gerência.
6
INSTRUMENTOS DE LEVANTAMENTO DE DADOS
Projeto político pedagógico. Entrevista com o corpo docente e equipe gestora da
escola. Obtenção do histórico da instituição de ensino dos setores
administrativos, setores pedagógicos, gestão e vivência na rotina e acontecimentos
perceptíveis durante observação, participação e regência na escola: ________________.
7 CRONOGRAMA
7.1 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO
ÍTEM
|
ATIVIDADE
|
Fev
|
Mar
|
Abr
|
Maio
|
Jun
|
Jul
|
|
01
|
Construção do
histórico da instituição/Escola
|
X
|
||||||
02
|
Desenvolvimento de
levantamento de dados dos setores (Administrativo)
|
X
|
||||||
03
|
Levantamento de
dados dos demais setores (Pedagógico).
|
X
|
||||||
04
|
Organização dos
dados e Elaboração do Relatório do Estágio.
|
X
|
||||||
05
|
Entrega do relatório
|
X
|
8 AVALIAÇÃO
A avaliação será constante, diagnóstica e reflexiva por meio da observação e
participação e realização das atividades executadas na Escola: ____________________.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Valdineia. Plano de trabalho de
estágio. 2015. Revista Rondoniense de Pedagogia. Disponível em: http://espacodapedagogiavaldineia.blogspot.com/aimportanciadoplanejamento_html.
Acesso em: 20 de Março, 2015 às 11: 14.
0 comentários
Postar um comentário