' '' Quadro histórico da Educação ambiental (Síntese do artigo: Naná Mininni Medina). | Revista Rondoniense de Pedagogia

06/04/2015

Quadro histórico da Educação ambiental (Síntese do artigo: Naná Mininni Medina).


Breve histórico da Educação Ambiental – Artigo de Naná Mininni Medina.  (Baixe e leia o artigo completo – CLIQUE AQUI). Veja abaixo síntese da história da Educação ambiental em um quadro com a trajetória dos principais fatos:


Quadro 1: BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ANO
ACONTECIMENTOS QUE INFLUENCIARAM
1962
Publicação de Primeira silenciosa, por Rachel Carlson.

1965
Utilizada a expressão Educação Ambiental (Environmental Education) na Conferência de Educação da Universidade de Keele, Grã-Bretanha.
1966
Pacto Internacional sobre os Direitos Humanos – Assembleia Geral da ONU.
1967
Fundação do Clube de Roma

1972
Publicação do relatório Os limites do crescimento – Clube de Roma.

1972
Conferência de Estocolmo – discussão do desenvolvimento e ambiente, conceito de eco desenvolvimento.
1973
Registro Mundial de Programas em Educação Ambiental, EUA.
1974
Seminário de Educação Ambiental em Jamm.

1975
Congresso de Belgrado – Carta de Belgrado – estabelece as metas e princípios da Educação Ambiental. Programa Internacional de Educação Ambiental – PIEA-UNESCO.


1976
Reunião Sub-regional de Educação Ambiental para o Ensino Secundário, Chosica, Peru- discussão sobre as questões ambientais na América Latina estarem ligadas às necessidades de sobrevivência e aos direitos humanos. Congresso de Educação Ambiental – Brazzaville, África – reconhece a pobreza como o maior problema ambiental

 1977
Conferência de Tbilisi, Geórgia – estabelece os princípios orientadores da Educação Ambiental e enfatiza seu caráter interdisciplinar, critico ético e transformador.

1979
Encontro Regional de Educação Ambiental para América Latina em San José, Costa Rica.

1980
Seminário Regional Europeu sobre Educação Ambiental para Europa e América do Norte – assinala a importância do intercâmbio de informações e experiências.

1980
Seminário regional sobre Educação Ambiental nos Estados Árabes, Manama, Barein – UNESCO-PNUMA. Primeira Conferência Asiática sobre Educação Ambiental Nova Delhi Índia.



1987



Divulgação do relatório da Comissão Brundtland – Nosso futuro comum. Congresso Internacional da UNESCO-PNUMA sobre Educação e Formação Ambiental – Moscou – realiza a avaliação dos avanços desde Tbilisi, reafirma os princípios de Educação Ambiental e assinala a importância e necessidade da pesquisa e da formação em Educação Ambiental.

1988
Declaração de Caracas – ORPAL-PNUMA – sobre gestão Ambiental na América – denuncia a necessidade de mudar o modelo de desenvolvimento.

1989
Primeiro Seminário sobre Materiais para a Educação Ambiental – ORLEAC - UNESCOPIESA. Santiago, Chile.
1990
Declaração de Haia, preparatório da Rio-92 – aponta a importância da cooperação internacional nas questões ambientais.

1990
- Conferência Mundial sobre Ensino para Todos – satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Jomtien, Tailândia – destaca o conceito de analfabetismo ambiental. - ONU declara o ano 1990 como o Ano Internacional do Meio Ambiente.


1991
Reuniões preparatórias para a Rio-92. II Fórum de Educação Ambiental – São Paulo. Projeto de Informações sobre Educação Ambiental, IBAMA-MEC. Grupo de Trabalho para Educação Ambiental coordenado pelo MEC, preparatório à Conferência Rio-92. Encontro Nacional de Políticas e Metodologias para Educação Ambiental, MEC-IBAMASecretaria

1992
Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, UNCED, Rio-92. Criação da Agenda 21. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, Fórum das ONGs. Carta Brasileira de Educação Ambiental, MEC.


1993
Congresso Sul-Americano, Argentina – continuidade Rio-92 1993 Conferência dos Direitos Humanos, Viena.
Publicação dos livros Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental (Temas básicos) e Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental. (Documentos metodológicos), Brasília, 1992-1994 (IBAMA-Universidade e SEDUCs da região)


1994
Conferência Mundial de População, Cairo. I Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, Guadalajara, México. Aprovação do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), com a participação do MMA-IBAMA-MEC-MCT-MIN. Publicação em português da Agenda 21, feita por crianças e jovens, UNICEF.

1996




1996
Criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental, CONAMA. Novos Parâmetros Curriculares do MEC que incluem a Educação Ambiental como tema transversal do currículo. Cursos de Capacitação em Educação Ambiental para os técnicos das SEDUCs e DEMECs nos estados, para orientar a implantação dos Parâmetros Curriculares – convênio UNESCO-MEC. Criação da Comissão Interministerial de Educação Ambiental, MMA.




1997
Criação da Comissão de Educação Ambiental do MMA. Cursos de Educação Ambiental organizados pelo MEC – Coordenação de Educação Ambiental para as escolas técnicas e segunda etapa de capacitação das SEDUCs e DEMECs – convênio UNESCO – MEC I Teleconferência Nacional de Educação Ambiental, MEC. IV Fórum de Educação Ambiental e I Encontro da Rede Educadores Ambientais, Vitória. I Conferência Nacional de Educação Ambiental, Brasília.

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