Breve histórico da
Educação Ambiental – Artigo de Naná Mininni Medina. (Baixe e leia o artigo completo – CLIQUE AQUI).
Veja abaixo síntese da história da Educação ambiental em um quadro com a
trajetória dos principais fatos:
Quadro 1: BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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ANO
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ACONTECIMENTOS QUE INFLUENCIARAM
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1962
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Publicação
de Primeira silenciosa, por Rachel Carlson.
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1965
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Utilizada
a expressão Educação Ambiental (Environmental Education) na Conferência de
Educação da Universidade de Keele, Grã-Bretanha.
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1966
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Pacto
Internacional sobre os Direitos Humanos – Assembleia Geral da ONU.
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1967
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Fundação
do Clube de Roma
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1972
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Publicação
do relatório Os limites do crescimento – Clube de Roma.
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1972
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Conferência
de Estocolmo – discussão do desenvolvimento e ambiente, conceito de eco
desenvolvimento.
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1973
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Registro
Mundial de Programas em Educação Ambiental, EUA.
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1974
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Seminário
de Educação Ambiental em Jamm.
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1975
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Congresso
de Belgrado – Carta de Belgrado – estabelece as metas e princípios da
Educação Ambiental. Programa Internacional de Educação Ambiental –
PIEA-UNESCO.
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1976
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Reunião
Sub-regional de Educação Ambiental para o Ensino Secundário, Chosica, Peru-
discussão sobre as questões ambientais na América Latina estarem ligadas às
necessidades de sobrevivência e aos direitos humanos. Congresso de Educação
Ambiental – Brazzaville, África – reconhece a pobreza como o maior problema
ambiental
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1977
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Conferência
de Tbilisi, Geórgia – estabelece os princípios orientadores da Educação
Ambiental e enfatiza seu caráter interdisciplinar, critico ético e
transformador.
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1979
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Encontro
Regional de Educação Ambiental para América Latina em San José, Costa Rica.
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1980
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Seminário
Regional Europeu sobre Educação Ambiental para Europa e América do Norte –
assinala a importância do intercâmbio de informações e experiências.
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1980
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Seminário
regional sobre Educação Ambiental nos Estados Árabes, Manama, Barein –
UNESCO-PNUMA. Primeira Conferência Asiática sobre Educação Ambiental Nova
Delhi Índia.
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1987
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Divulgação
do relatório da Comissão Brundtland – Nosso futuro comum. Congresso
Internacional da UNESCO-PNUMA sobre Educação e Formação Ambiental – Moscou –
realiza a avaliação dos avanços desde Tbilisi, reafirma os princípios de
Educação Ambiental e assinala a importância e necessidade da pesquisa e da
formação em Educação Ambiental.
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1988
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Declaração
de Caracas – ORPAL-PNUMA – sobre gestão Ambiental na América – denuncia a
necessidade de mudar o modelo de desenvolvimento.
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1989
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Primeiro
Seminário sobre Materiais para a Educação Ambiental – ORLEAC - UNESCOPIESA.
Santiago, Chile.
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1990
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Declaração
de Haia, preparatório da Rio-92 – aponta a importância da cooperação
internacional nas questões ambientais.
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1990
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Conferência Mundial sobre Ensino para Todos – satisfação das Necessidades
Básicas de Aprendizagem, Jomtien, Tailândia – destaca o conceito de
analfabetismo ambiental. - ONU declara o ano 1990 como o Ano Internacional do
Meio Ambiente.
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1991
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Reuniões
preparatórias para a Rio-92. II Fórum de Educação Ambiental – São Paulo.
Projeto de Informações sobre Educação Ambiental, IBAMA-MEC. Grupo de Trabalho
para Educação Ambiental coordenado pelo MEC, preparatório à Conferência
Rio-92. Encontro Nacional de Políticas e Metodologias para Educação
Ambiental, MEC-IBAMASecretaria
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1992
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Conferência
sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, UNCED, Rio-92. Criação da Agenda 21.
Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, Fórum das ONGs.
Carta Brasileira de Educação Ambiental, MEC.
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1993
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Congresso
Sul-Americano, Argentina – continuidade Rio-92 1993 Conferência dos Direitos
Humanos, Viena.
Publicação
dos livros Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental
(Temas básicos) e Amazônia: uma proposta interdisciplinar de Educação
Ambiental. (Documentos metodológicos), Brasília, 1992-1994
(IBAMA-Universidade e SEDUCs da região)
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1994
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Conferência
Mundial de População, Cairo. I Congresso Ibero-americano de Educação
Ambiental, Guadalajara, México. Aprovação do Programa Nacional de Educação
Ambiental (PRONEA), com a participação do MMA-IBAMA-MEC-MCT-MIN. Publicação
em português da Agenda 21, feita por crianças e jovens, UNICEF.
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1996
1996
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Criação
da Câmara Técnica de Educação Ambiental, CONAMA. Novos Parâmetros
Curriculares do MEC que incluem a Educação Ambiental como tema transversal do
currículo. Cursos de Capacitação em Educação Ambiental para os técnicos das
SEDUCs e DEMECs nos estados, para orientar a implantação dos Parâmetros
Curriculares – convênio UNESCO-MEC. Criação da Comissão Interministerial de
Educação Ambiental, MMA.
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1997
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Criação
da Comissão de Educação Ambiental do MMA. Cursos de Educação Ambiental
organizados pelo MEC – Coordenação de Educação Ambiental para as escolas
técnicas e segunda etapa de capacitação das SEDUCs e DEMECs – convênio UNESCO
– MEC I Teleconferência Nacional de Educação Ambiental, MEC. IV Fórum de
Educação Ambiental e I Encontro da Rede Educadores Ambientais, Vitória. I
Conferência Nacional de Educação Ambiental, Brasília.
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